quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Cronologia do caso das escutas - PUBLICO.PT

Cronologia do caso das escutas - PUBLICO.PT:
Neste caso, e para aqueles que têm dificuldade em ler e perceber, a notícia foi inventada e alimentada pelo mau jornalismo do Público.
Repare-se no encadeamento lógico: o PS diz que os assessores do Presidente estão a ajudar na elaboração do programa do PSD. Alguém próximo do Presidente responde oficiosamente "disparate! Por acaso estamos a ser vigiados?". Repare-se no ponto de interrogação. As palavras não são as mesmas, mas o ponto de interrogação estava lá. Eu sei que para um jornalista isto é difícil de perceber, mas logicamente a resposta só faz sentido se a resposta à pergunta "por acaso estamos a ser vigiados?" for não.
Vejamos: os assessores do Presidente não estão a ajudar o PSD. Logo o PS está a mentir ao dizer que estão e é indiferente a pergunta se estão ou não a ser vigiados.
Opção 2: os assessores do Presidente estão a ajudar o PSD. Logo o PS está a dizer a verdade e os assessores estão efectivamente a ser vigiados.
Portanto, o que é que preferem? Que o PS seja apanhado numa "pequena mentira", ou que se saiba que o PS tem de facto os assessores do Presidente sob vigilância? E que estes contribuíram secretamente para um programa partidário que toda a gente considerou vago e superficial? Qual o maior pecado?

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sistema Nacional de Saúde mal classificado por organização europeia de consumidores - PUBLICO.PT

Sistema Nacional de Saúde mal classificado por organização europeia de consumidores - PUBLICO.PT:
Mas que maçada! Passam as eleições e voltamos a ser confrontados com a realidade: o nosso sistema de saúde não só é mau, como tem vindo a ser ultrapassado pelos que eram piores (que é como quem diz, tem vindo a piorar).
Vou aproveitar para reclamar: tudo o que é aldeola deste país tem um pavilhão polidesportivo ou lá como se chama, um quartel de bombeiros e um centro de saúde novinho e cocó. Em Lisboa (e no Porto), freguesias com mais de 100.000 habitantes não têm instalações desportivas, não têm quartel de bombeiros, e o centro de saúde funciona num velho prédio de habitação transformado, sem as mínimas condições de acessibilidade para ninguém! Haja vergonha e deixe-se de esbanjar dinheiro no deserto!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ECONOMIA - PUBLICO.PT

ECONOMIA - PUBLICO.PT: "INE envia segunda notificação por défice excessivo em 2009 para o Eurostat"

Pois, pois, não nos preocupemos. O Eng. agora vai tratar da dívida da administração pública. 75%? Peanuts!
Vamos construir um aeroporto novo para Lisboa e um TGV para Espanha e outro para o Porto e depois logo se vê.
Assim de repente há duas maneiras de diminuir a dívida da administração pública em função do PIB: ou se diminui a dívida, ou se aumenta o PIB. Como não me parece que o PIB vá aumentar com este ou outro governo, a solução seguinte será diminuir a dívida. Gastar menos. Muito menos.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Almeida Santos garante vitória, Sócrates não tem certeza - PUBLICO.PT

Almeida Santos garante vitória, Sócrates não tem certeza - PUBLICO.PT:
Sócrates não tem a certeza se irá ganhar as eleições, mas garante que o Magalhães continuará. Nem que seja com um golpe "Freeport": no último dia de governo aprova uma encomenda de 50 milhões de Magalhães para que as crianças portuguesas tenham computadores para toda a eternidade.
Numa nota mais séria, estou a ficar doente com esta campanha e sugiro desde já que se limite o tempo e o dinheiro disponíveis para campanhas futuras. Uma semana deste martírio é mais do que suficiente para convencer o povo a abster-se...

Alemanha: As eleições no Leste ainda são diferentes - PUBLICO.PT

Alemanha: As eleições no Leste ainda são diferentes - PUBLICO.PT:
Ah! Que saudades de viver num país civilizado onde os políticos mais incompetentes parecem Prémios Nobel comparados com os nossos melhores! Onde a política se discute com argumentos e lógica, a economia é dinâmica e gera riqueza tangível, de vez em quando um miúdo desata aos tiros dentro de uma escola, mas de um modo geral o sistema de ensino tem sistema!
As eleições na Alemanha são diferentes: a campanha são duas semanas antes das eleições, não um ano antes, as pessoas acreditam que não será uma hecatombe se "o outro" partido ganhar, os políticos são moderadamente corruptos mas não totalmente corruptos, os interesses são defendidos abertamente e de um modo geral interessam à generalidade....
Pois, já estive mais longe de voltar para lá.

Barómetro reforça vitória do PS que fica oito pontos à frente do PSD - PUBLICO.PT

Barómetro reforça vitória do PS que fica oito pontos à frente do PSD - PUBLICO.PT:
Não sei se ria de incredulidade ou trema de medo.
O meu "consciente" diz-me que as sondagens são uma aldrabice completa, mas.... e se tiverem razão e na próxima 2ª feira o Sócrates for ainda primeiro-ministro e ainda por cima com uma maioria confortável? Onde estão os 700 mil professores que protestaram contra a política deste governo, os 500 mil desempregados sem esperança de arranjar emprego, os 2 milhões de idosos que têm de declarar as reformas ao IRS, os 3 milhões da classe "média-baixa" que são lixados a torto e a direito e que estão cada vez estão mais perto de ser classe "média-baixa-baixa", ou paupérrimos?
Com certeza que se arranjam 3 ou 4 milhões de votos contra o "Eng." Sócrates! Votem no POUS, no PCTP-MRPP, em qualquer coisa, mas votem!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PSD diz que Governo usa “desculpa de mau pagador” para não distribuir Magalhães - PUBLICO.PT

PSD diz que Governo usa “desculpa de mau pagador” para não distribuir Magalhães - PUBLICO.PT:
Eu não sei o que é que a esquerda e a direita dizem do Magalhães, mas para mim é claro: o Magalhães é mau. É mau porque é um mau computador. É mau porque o processo de escolha foi obscuro, bem como o seu financiamento. É mau porque não está integrado nos programas escolares. É mau porque foi pedido aos pais que os comprassem, apesar de não ser "obrigatório". É mau porque não existe alternativa. É mau porque não serve para nada.
Dito isto, impõe-se uma decisão política: deve-se cancelar o projecto ou tentar corrigi-lo?
A minha opinião também é clara: computadores não têm lugar em salas de aula da primária. Mais vale sucatar os computadores já do que continuar a queimar recursos. E já agora tirem-se as calculadoras obrigatórias de todos os ciclos de ensino.

Já não sei ler....

Untitled Page: "Ministério nega que programa e.escolhinhas tenha sido suspenso"

O país chegou ao ponto em que as pessoas não sabem ler, não querem ler, e quando lêem não querem ler o que lá está escrito!
Depois da fantochada das escutas, eis o Ministério da Educação a afirmar que o programa e.escolinhas não se encontra suspenso. A sua execução foi no entanto ... (não posso utilizar a palavra "suspensa"), ou melhor, a decisão executiva relativa à sua execução foi adiada para o próximo governo.
Para além de tudo o que desde o início esteve mal no Magalhães, agora descobre-se que este governo não contemplou a sua utilização por mais de um ano. Interessante.
Sugestão do dia: entreguem-se 100 mil Magalhães este ano lectivo, que teve início no dia 14 do mês transacto, e abra-se um concurso público internacional para os 100 mil do ano que vem. Simultaneamente disponibilize-se o software "didáctico" para aqueles pais que preferem que os filhos utilizem o portátil obsoleto lá de casa, ou até um notebook novinho em folha.
Viva a Democracia para todos!