sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PUBLICO.PT - Parques infantis chumbaram nas inspecções da ASAE em 2009

PUBLICO.PT - Parques infantis chumbaram nas inspecções da ASAE em 2009:

Pois, era previsível. Para quem não repare no assunto, hoje em dia já é impossível (ou perto disso) encontrar um baloiço num parque infantil. Isto por causa do Decreto-lei n.º 379_97, de 27 de Dez.
Agora vai passar a ser impossível encontrar um parque infantil, graças ao Decreto-Lei n.º 119/2009 de 19 de Maio.
Ao exigir coisas absurdas como "abrigo das intempéries", "impedir a entrada de animais" e "dificultar os actos de vandalismo", o presente Decreto-Lei está apenas a desencorajar as entidades tutelares de criar e manter parques infantis. Como o Sr. Isaltino Morais (que não tem nem o meu respeito nem admiração) muito bem concluiu, a melhor maneira de cumprir a nova legislação é fechar todos os parque infantis e distribuir preservativos para que as pessoas não tenham mais filhos.
Há coisas que não fazem sentido: porque é que um parque infantil tem de ter corredores de circulação internos? Acaso as crianças vão andar em filinha indiana do escorrega para outra coisa qualquer que ainda seja permitida?
E qual é o problema de um parque infantil se encontrar a menos de 50m de uma via de circulação intensa, leia-se avenida? Acaso em Lisboa há alguma coisa que fique a menos de 50m de uma rua com circulação intensa?
E depois há estas pérolas: "A colocação dos baloiços e de outro equipamento semelhante deve permitir a apreensão do movimento pendular e devem ser implementadas soluções técnicas eficientes que permitam isolar estes equipamentos, a toda a sua volta, de modo a que o livre acesso aos mesmos fique condicionado."
Para quem não percebeu, os baloiços e afins (na realidade apenas os afins, porque baloiços já não há) têm de estar num redil e dispôr de um travão. Pelo menos é o que eu percebo daqui.
Estou com o Isaltino: fechem tudo.