quinta-feira, 31 de julho de 2008

Portuguese Classmate PC to circumnavigate globe - The INQUIRER

Portuguese Classmate PC to circumnavigate globe - The INQUIRER: "WE'VE ALL READ ABOUT THE DEALS that Intel has brokered around the world to flog its netbooks/ nettops/ classmate PCs. What hasn’t been exactly clear in all this is: who’ll be in charge of actually building the computers?

Well, the Portuguese government and a local mayor have blurted out “Me! Me! Me!” in an excited frenzy, pointing out that a consortium of hardware makers – headed by Intel and a top Portuguese PC maker called “JP Sá Couto” – will setup shop in the Portuguese town of Matosinhos and start popping out netbooks and/or nettops under the 'Magalhães' brand (that’s the original name for Magellan, the 15th century Portuguese navigator) targeting the education market and more specifically, children aged 6 through 10.

The new factory will be located in the Freixieiro (“Fray-shee-ay-roh”) zone of Matosinhos, a highly industrialised location with more vowels than consonants, right next to IKEA’s brand new factory and close to JP Sá Couto’s own manufacturing facilities. According to the same source, the factory is expected to pop out 4 million cheap computers for both the domestic and international markets (no time frame), starting in early 2009. Those computers that will make it to Portuguese kiddies, will be"

Pois, a fonte não é grande coisa, mas gosto do estilo!

CORRUPÇÃO

PUBLICO.PT: "O custo de produção de cada um dos 500 mil computadores é, contudo, bastante superior - 180 euros. Isto faz com que o projecto de Matosinhos tenha um custo inicial de produção superior a 80 milhões de euros, explicou ontem José Sócrates aos jornalistas, à margem da apresentação."

Só pode ser! Mais do que uma fraude, o Sr. 1º anuncia com toda a pompa e circunstância que vai passar à empresa X um cheque no valor de €50.000.000 para que esta produza computadores que serão obrigatoriamente comprados por todos os pais de todas as crianças em idade escolar. Não há concurso público, não há nada, só um grande show na TV!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Que grande tanga!

PUBLICO.PT: "De acordo com um comunicado divulgado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a produção eólica da EDP na Europa e EUA cresceu 182 por cento até Junho, face a igual período do ano anterior, totalizando 3960 gigawatts/hora."

O que é que isto quer dizer? Que a EDP comprou uma empresa americana de ventoínhas e que começou agora a contabilizar a energia eólica produzida por esta.. Daí o fabuloso aumento da produção na Europa e EUA!
Boas notícias para os accionistas?

It's a kind of magic!

PUBLICO.PT: "As vendas da multinacional proprietária da Autoeuropa, em Palmela, cresceram, no entanto, apenas três por cento, para 56,5 mil milhões de euros."

Pois, como na realidade não produziram mais carros do que no ano passado, os 3% devem ser um qualquer ajuste no preço de transferência. Ou simplesmente a margem de erro nas contas.
Vamos ver no 2º semestre como é que se portam! A Sharan moribunda, 160 Scirocco e 140 EOS por dia. Quem é que queria fazer 1000 carros /dia?

terça-feira, 22 de julho de 2008

Anedotas!

Ecosfera - PÚBLICO.PT: "Os Açores poderão estar, dentro de quatro ou cinco anos, a produzir cem toneladas diárias de hidrogénio para consumo regional e exportação, admitiu hoje o investigador da universidade do arquipélago."

Sim, mais um projecto rentável! Vamos enterrar alguns milhões para produzir Hidrogénio (claro que os milhões da infraestrutura são perdidos à nascença), de preferência por trás do Sol posto, onde só as vacas pastam nas tranquilas colinas açoreanas!
Mas eu acredito que se trata de uma asneira do senhor jornalista. Tem de ser, eles (os jornalistas) não são muito bons com números.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

E o resto das alternativas?

PUBLICO.PT: "A viabilidade dos biocombustíveis só é possível devido aos apoios públicos dados à sua produção, conclui um relatório da OCDE hoje divulgado. Segundo os cálculos feitos no estudo, os subsídios atribuídos fazem com que cada tonelada de carbono evitada pelos biocombustíveis custe entre 600 e 1070 euros, quando, no mercado, está a 26 euros."

É já a seguir! (o fim, quero dizer).
Então e o resto das energias? Porque é que pagamos a electricidade ao preço a que pagamos? Para subsidiar as eólicas e as solares! Porque também essas não são viáveis sem os apoios públicos, porque se gasta mais energia a produzir um painel solar do que a energia que este produz em 15 anos. Porque é mais barato (ainda) queimar petróleo para produzir electricidade do que instalar 500 geradores eólicos no cú do mundo a produzir electricidade quando lhes apetece!

PUBLICO.PT

PUBLICO.PT: "Segundo o Banco de Portugal, o défice externo português - medido através das balanças corrente e de capital - deverá, neste ano e no próximo, superar os 10 por cento do PIB, algo que nunca aconteceu, pelo menos, desde 1995. Nem no final dos anos 90, quando o entusiasmo dos portugueses pelo crédito fez disparar as importações, se atingiram valores tão altos."

Pois é, o fim está eminente. Com a crise do petróleo o turismo vai-se ressentir, a economia europeia em recessão vai contrair as exportações, os emigrantes vão enviar menos dinheirinho...
Pelo lado positivo, os portugueses estão sem cheta e vão comprar menos porcarias importadas. Mas não nos safamos do fim!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Sheriff of Sherwood

PUBLICO.PT: "O primeiro-ministro anunciou que a taxa Robin dos Bosques sobre as mais-valias das reservas petrolíferas iria render ao Estado 100 milhões de euros, nada dizendo se mais tarde o Estado deixaria de receber essa receita, mas assegurando que esse dinheiro será utilizado para despesas sociais."

Pois, o fim chegou. Quando o primeiro ministro não sabe que constitucionalmente não pode atribuir o dinheiro de um imposto em particular a uma determinada causa, mesmo que sejam medidas sociais, está tudo terminado. Como o Sr. Medina Carreira muito bem disse, isto é um circo, uma palhaçada!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

ECONOMIA - PUBLICO.PT

ECONOMIA - PUBLICO.PT: "'Antes pelo contrário. O Governo está empenhado em criar um regime fiscal ainda mais favorável para os veículos eléctricos', afirmou a mesma fonte."

O fim está mesmo ao vrirar da esquina quando a Quercus se esquece da sua missão e defende soluções prejudiciais ao ambiente. Afinal queremos reduzir as emissões ou fugir aos impostos?
O que é que interessa se os carros eléctricos pagam mais ou menos imposto? Pensei que queríamos promover meios de transporte menos poluentes, e não "mais baratos". Estamos quase lá!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Les Echos - Geci International va développer un avion-cargo avec des partenaires - Archives

Les Echos - Geci International va développer un avion-cargo avec des partenaires - Archives: "SERVICES • AÉRIEN
La société de conseil et développement en ingénierie a trouvé un premier partenaire coréen pour l'aider à produire un petit avion civil, baptisé Skylander.
Geci International va développer un avion-cargo avec des partenaires
Les Echos n° 18523 du 05 Novembre 2001 • page 27

Geci International, société de conseil et développement en ingénierie, principalement pour l'aéronautique (83 % de son chiffre d'affaires), va élargir ses compétences grâce au Skylander, un nouvel avion multiusage de petite taille, dont elle aura la maîtrise d'oeuvre, et dont le coût de développement est fixé à 120 millions de dollars, à partager avec des partenaires industriels. Après une première expérience réussie en Corée du Sud (la remise à niveau de l'avion d'entraînement militaire local KTX-1), Geci vient de signer un accord avec Korea Aerospace Industries (KAI), le nouveau conglomérat réunissant les activités aéronautiques de Samsung, Daewoo et Hundai, afin de lui confier l'aile de l'avion, moyennant un investissement de 30 millions de dollars."

Agora em francês! Mas porque é que o negócio com os coreanos não se concretizou?

CZECH Aerospace s.r.o.

CZECH Aerospace s.r.o.: "17. 8. 2006

We have had a few questions in on our thoughts on the recently announced plan to build the $4m 15 seat light utility aircraft, the Skylander by Geci International (France) in Portugal.
Apparently they are raising EUR125m for this venture, for a facility in Evora, Portugal.
First ofThis has been around for awhile going back to the Soul Air Show in October, 2001 when GECI and Korea Aerospace Industries (KAI) signed an agreement to go ahead with it.
They then forecasted a market for what was then a 18 seater of up to 3500 units over 20 years in this category, of which the Skytrader was to get 30% of the market share, worth $3.5b ? Someone has been too optimistic about the market !
In short, there is a market for 19 seat utility twin turboprop, to replace the older DHC-6, EMB-110, etc. but at a price affordabel to commercial operators, no more than $2.8m by our estimate. The PZL M28 at $4.5m has been sold to Governments, as you cannot make a 19 seater work economically at that price. Price point is crucial, as is work force, southern Portugal is great for vacationing, but what history is there in building aircraft ? our opinion, it won't work.
Price is key in the commercial market, anything above $3.0m will not make economic sense."

Um dos meus PIN preferidos, o Skylander em Évora. De 6 em 6 meses anunciam que vão fazer e acontecer, mas há anos sem fim que a história se arrasta!
Talvez se esteja a aproximar do fim?

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Eléctricos??? Não obrigado!

PUBLICO.PT

O fim está mesmo ao virar da esquina quando se insiste em "investimentos" em carros eléctricos.
Carros eléctricos servem para distribuir leite de manhãzinha em países civilizados. Porque fazem pouco barulho e andam devagar. Não são ambientalmente benéficos, nem economicamente interessantes.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

"Não se pense que se consegue recuperar o investimento feito."

PUBLICO.PT

Pois, estamos à beira do precipício. Só falta o passinho em frente.
"Segundo o docente, quando se fala em rentabilidade neste tipo de sistemas de transportes "é em termos de se gerarem receitas para cobrir os custos de operação, nunca os custos da infra-estrutura, que são perdidos à partida". "

Sugestão: e se pegássemos nos milhares de milhões de euros que vão ser perdidos à partida, e oferecêssemos bilhetes de avião grátis para Madrid? Quando tempo demoraria a gastar o milhar de milhão de euros (mais coisa menos coisa) em bilhetes de avião?

Se me derem qualquer milhão de euros, eu garanto a "rentabilidade" de qualquer investimento e vivo feliz durante uns valentes anos. Infelizmente, quando toca a investimentos privados, rentabilidade não tem o significado advogado pelo docente...


PUBLICO.PT

PUBLICO.PT

Ainda têm dúvidas de que o fim se aproxima?
O problema de Lisboa/ Portugal é falta de renovação urbana: queremos tanto preservar o património que acabamos por o deixar cair.
Neste momento acho que um terramoto era bem vindo: caía tudo o que tinha a cair e começava-se do zero.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sabemos que o fim está mesmo perto....

Quando descobrimos que à nossa volta estão todos envolvidos em esquemas de pirâmide!
Pelo menos um esquemazito de Ponzi, senhores!

terça-feira, 1 de julho de 2008

__.:::Willkommen bei Max, dem Spielstein:::.__

__.:::Willkommen bei Max, dem Spielstein:::.__

Xtra cool! Legos em EPP! Vou encomendar uns para o carapau!

NC-Step webshop

NC-Step webshop

Very cool web site! Por €300 tenho um starter kit para 3 eixos. É só juntar as guias lineares baratuchas da IGUS and I'm in business!
A bolsa está de rastos, a taxa de desemprego subiu, a inflação está em valores históricos... Não há problemas, apenas oportunidades de melhoria (nem pareço eu a escrever!)