quarta-feira, 9 de julho de 2008

Eléctricos??? Não obrigado!

PUBLICO.PT

O fim está mesmo ao virar da esquina quando se insiste em "investimentos" em carros eléctricos.
Carros eléctricos servem para distribuir leite de manhãzinha em países civilizados. Porque fazem pouco barulho e andam devagar. Não são ambientalmente benéficos, nem economicamente interessantes.

2 comentários:

Paula Leiria disse...

todas as mudanças se deparam com a contrariedade e a resistência. esta não será a excepção. mas será que devemos condenar já aquela que parece ser a alternativa mais rápida e próxima que se nos apresenta para fugir da petróleodependência? acho que o desãnimo nos está a consumir! se ninguem apresenta alternativas não está a fazer nada, se apresenta não prestam. e se nós próprios tentássemos arranjar propostas?

Alpha disse...

Emissions elsewhere, como vi não sei onde relativamente aos veículos eléctricos.
Propostas? Mas claro, está na mão de cada um reduzir a sua dependência do petróleo. Compre um carro mais pequeno, ande mais devagar, escolha uns pneus mais estreitos, troque o filtro de ar com mais frequência, aumente a pressão dos pneus para o limite superior do intervalo dado pelo fabricante. Facilmente reduz o consumo em 15% a custo zero, ou quase. Transporte um passageiro e o consumo per capita reduz-se em 50%. Transporte 3 passageiros e o consumo reduz-se em 75%.
Ande de carro eléctrico e pensa que não está a poluir, logo pisa no acelerador e emite o dobro de CO2 na central eléctrica mais próxima (a minha é no Carregado e queima fuelóleo e gás natural) a andar às voltas com 2 toneladas de baterias de chumbo às costas.
Não me parece inteligente...